O que é micose: entenda os tipos e como prevenir o surgimento

O que é micose: entenda os tipos e como prevenir o surgimento de fungo na pele

 

Publicado em 29 de Junho de 2023

 

A micose é uma infecção fúngica que pode ocorrer em diferentes partes do corpo, incluindo as unhas das mãos e dos pés.

Essa condição pode afetar pessoas de todas as idades e geralmente é causada por fungos que vivem naturalmente em nosso corpo. 

No entanto, fatores como um sistema imunológico enfraquecido ou uma exposição prolongada a ambientes úmidos e quentes podem favorecer a proliferação desses fungos e causar uma infecção.

Neste artigo você poderá entender mais sobre o que é micose, o que é onicomicose e como procurar um tratamento adequado. Continue a leitura!

O que é micose?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a micose é uma infecção fúngica que afeta a pele, as unhas e o cabelo.

Os fungos que causam a micose são chamados de dermatófitos e podem ser encontrados em superfícies comuns, como o chão do banheiro ou da academia, por exemplo 1.

Apesar de ser uma doença de fácil propagação, pode ser tratada de forma eficaz.

O tempo de tratamento pode variar de acordo com a orientação do dermatologista, mas, mesmo que longo, é importante segui-lo corretamente para curar a região afetada 2.

Quais são os tipos de micose?

Segundo o Ministério da Saúde, existem vários tipos de micose, cada uma com características específicas. Alguns dos tipos mais comuns incluem:

  • Tinea pedis, também conhecida como “pé de atleta” ou “frieira”, é uma infecção fúngica que afeta os pés;
  • Tinea corporis é uma infecção fúngica que afeta o corpo, geralmente aparecendo como uma mancha circular vermelha e com coceira;
  • Onicomicose é a micose de unha, que afeta as unhas dos pés e das mãos, deixando-as grossas, quebradiças e com descoloração;
  • Candidíase é uma infecção fúngica causada pelo fungo Cândida albicans, que pode afetar a boca, a vagina, o pênis e outras áreas do corpo.   

 

O que é micose de unha ou onicomicose?

A micose de unha, também conhecida como onicomicose, é uma infecção fúngica que afeta as unhas dos pés ou das mãos, e é responsável por 15 a 40% das doenças ungueais, ou seja, das unhas 2

A classificação das onicomicoses baseia-se em quatro tipos clínicos específicos de alterações ungueais: onicomicose subungueal distal e lateral, onicomicose branca superficial (OBS), onicomicose subungueal proximal (OSP) e onicodistrofia total (OT) 3.

Como prevenir a micose de unha?

Segundo o Guia de Cuidados e Higiene da SDB, apresentado no 75º Congresso da Sociedade de Dermatologia (CSBD), medidas simples podem ajudar a prevenir a micose de unha. Algumas delas são:

  1. lave as roupas e os calçados de acordo com as instruções do fabricante — no caso de tratamento de micose nas unhas dos pés, é aconselhável usar desinfetante em spray para higienizar os calçados e deixá-los em área arejada por 24h antes do próximo uso;
  2. não compartilhe toalhas e sabonetes;
  3. utilize calçado em vestiários ou banheiros de uso coletivo;
  4. evite automedicação e procure um médico para seguir um tratamento adequado.

 

Explicação da ação de Loceryl e minibula do produto.

 

Como é feito o tratamento da micose de unha?

O tempo de tratamento da micose de unha pode variar de acordo com o tipo e a gravidade da infecção e deve ser indicado por um dermatologista. 

O tratamento pode demorar meseados para ser concluído, mas seguir o tempo recomendado é fundamental para obter results satisfatórios. 

Loceryl®️* (cloridrato de amorolfina) é um esmalte antifúngico para o tratamento de micoses de unha. Esse esmalte terapêutico penetra na unha, mata o fungo causador da micose e protege contra a sua disseminação.

É importante ressaltar que, se você suspeitar que está com micose nas unhas, é indicado procurar um médico dermatologista para avaliar o caso

Não deixe de conferir a página do esmalte antifúngico Loceryl para conhecer mais sobre o produto. 

 


* Loceryl®️ Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB02_22/SAC: 0800 015 5552. LOCERYL®️ ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

 


1 Sociedade Brasileira de Dermatologia. (2021). Micose. Recuperado de https://www.sbd.org.br/doencas/micose-2/ 

2 Bianchi, R., Berté, C. S., Ferraz, C. V., & Cruz, J. da. (2017). Micologia Clínica. Anuário Pesquisa E Extensão Unoesc Xanxerê, 2. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/apeux/article/view/13725 

3 Zanardi, D., Nunes, D. H., Pacheco, A. da S., Tubone, M. Q., & Souza Filho, J. J. de .. (2008). Avaliação dos métodos diagnósticos para onicomicose. Anais Brasileiros De Dermatologia, 83(2). Recuperado de https://doi.org/10.1590/S0365-05962008000200003

 


BR-LCR-2300017 | Junho 2023