Unhas amareladas: o que pode ser e como tratar? Dermatologista explica

Unhas amareladas: o que pode ser e como tratar? Dermatologista explica

Publicado em 1 de Fevereiro de 2024

 

Unhas amareladas podem ser um sinal de que algo não está certo com a saúde das suas unhas. 

Embora possa parecer apenas uma questão estética, a coloração amarelada pode indicar a presença de alguma doença, como infecções bacterianas ou micose de unha.

Por isso, é importante entender as causas por trás desse problema e buscar ajuda de um médico dermatologista.

Neste artigo,  exploramos as principais razões pelas quais as unhas podem ficar amareladas e conversamos com um dermatologista sobre o que fazer para tratar esse problema. Confira! 

Qual é a cor das unhas saudáveis?

Segundo o Doutor Paulo Notaroberto, Dermatologista e Professor de Cosmiatria (CRM-RJ 52 57.785-0)*, “unhas saudáveis são brilhantes, lisas e com superfície e consistência uniformes em toda a sua extensão”. 

O leito ungueal, que é a parte da unha que fica aderida à pele, deve ter uma coloração rósea [1]. 

Além disso, as bordas das unhas devem ser livres de manchas brancas e apresentar uma leve curvatura convexa, que se estende além do leito ungueal [1]. 

 

Estou com as unhas amareladas: o que pode ser?

A coloração amarelada das unhas pode ter diversas causas, incluindo condições naturais como o envelhecimento ou a impregnação da lâmina ungueal por pigmentos de esmaltes cosméticos [2]. 

No entanto, explica o Dr. Paulo Notaroberto, também podem ser um sinal de algumas doenças internas, como distúrbios de tireoide, alterações metabólicas e doenças respiratórias. 

Além disso, é comum que doenças localizadas na própria unha, como psoríase ungueal, infecções bacterianas e principalmente micoses ungueais (onicomicoses), causem o amarelamento das unhas [3].

 

 

 

Como cuidar das unhas amareladas?

Ainda de acordo com o Doutor Paulo Notaroberto, quando notar unhas amareladas, a orientação é remover o esmalte cosmético, se estiver usando, e marcar uma consulta com um médico dermatologista para uma investigação

Esse é o profissional adequado para indicar o melhor tratamento em cada caso. É importante não ignorar o sintoma, muitas vezes, quanto mais rápido agir, mais rápido será o tratamento.

Por exemplo, identificando que a causa é micose de unha, a partir das orientações do médico, é possível tratar o problema com a aplicação de esmalte com ingrediente antifúngico, amorolfina, que atua na eliminação dos fungos causadores da infecção.

O esmalte antifúngico Loceryl®** é um medicamento com a substância ativa amorolfina, que age penetrando na unha e eliminando os fungos responsáveis pela infecção, impedindo seu crescimento e propagação. Converse com o seu médico para receber orientações adequadas para seu uso.

Gostou do nosso conteúdo sobre o que pode ser unhas amareladas? Visite a página micose de unha para se informar mais sobre a saúde das unhas!

 


* De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Medicina nₒ 1595/2000 artigo 2º e Resolução da Diretoria Colegiada da ANVISA nₒ 96/2008.

** Loceryl®️ Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB02_22/SAC: 0800 015 5552. LOCERYL®️ ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

 

[1] J. K. Reinecke and M. A. (2020). Hinshaw, Nail health in women, International Journal of Women’s Dermatology, https://doi.org/10.1016/j.ijwd.2020.01.006 

[2] Singh, Gurcharan & Haneef, Nayeem & A, Uday. (2005). Nail changes and disorders among the elderly. Indian journal of dermatology, venereology and leprology. 71. 386-92. DOI:10.4103/0378-6323.18941.

[3] Garima Dhingra, Nazim Ahmad, Sonia Tanwar, Saloni Goyal, Varunesh Chaturvedi, Kartik Tanwar. Int. J. Pharm. Sci. Rev. Res., 75(2), July - August 2022; Article No. 22, Pages: 135-144 DOI link: http://dx.doi.org/10.47583/ijpsrr.2022.v75i02.022 

 

BR-LCR-2300055 | Dezembro/2023