Cuidados no inverno: 5 dicas para manter a saúde dos pés

Cuidados no inverno: 5 dicas para manter a saúde dos pés

 

Publicado em 10 de Agosto de 2023

 

O inverno traz consigo uma série de mudanças climáticas que podem afetar nossa saúde de diferentes maneiras. 

Além da atenção às doenças conhecidas, também é importante cuidar dos nossos pés, uma região do corpo que pode ser especialmente vulnerável durante a estação mais fria. 

Neste artigo, iremos fornecer dicas para manter a saúde dos pés e evitar doenças, como a micose de unha, no frio. Continue a leitura!

Quais são os principais problemas de saúde comuns no inverno?

Durante o inverno, algumas condições de saúde são mais comuns devido às mudanças climáticas e ao comportamento das pessoas nessa época do ano. 

Resfriados, gripes, sinusites e alergias respiratórias são alguns dos problemas mais frequentes ¹. 

No entanto, muitas vezes esquecemos que os pés também merecem atenção especial para mantê-los saudáveis por toda estação.

Por que é necessário ter atenção especial à saúde dos pés?

No inverno, tendemos a usar sapatos fechados, como botas, para proteger nossos pés do frio ². 

Esses ambientes escuros e úmidos podem proporcionar um ambiente favorável para o crescimento de fungos, como o causador da micose de unha. 

Além disso, a falta de ventilação e o uso de meias grossas podem contribuir para o aumento do suor nos pés, favorecendo o desenvolvimento de infecções fúngicas ².

Homem negro jovem fazendo exercícios abdominais e usando roupas adequadas para o inverno.

 

Como manter a saúde no inverno?

Além de manter boas práticas de higiene, existem medidas importantes que podemos adotar para cuidar da saúde dos nossos pés durante o inverno e prevenir doenças, como a micose de unha. 

1. Mantenha o corpo hidratado

Mesmo que não sintamos tanta sede quanto no verão, é essencial manter-se hidratado durante o inverno. 

A ingestão adequada de água contribui para o bom funcionamento de todo nosso organismo, inclusive da pele, ajudando na absorção de nutrientes importantes ³.

2. Alimente-se de maneira saudável

Indivíduos com um sistema imunológico saudável possuem uma capacidade de resistência e uma resposta imune inata e adaptativa mais eficaz contra infecções causadas por fungos 4.

Para ter um sistema imunológico forte, é necessário não apenas praticar atividades físicas regularmente, mas também ter uma dieta equilibrada ¹. 

Consumir alimentos ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes ajuda a fortalecer a resistência do corpo contra infecções e outras doenças 5

3. Tenha cuidados especiais ao praticar atividade física

Se você pratica atividades físicas, especialmente aquelas em locais públicos ou ao ar livre durante o inverno, é importante tomar algumas precauções adicionais para proteger sua saúde 6

Use roupas adequadas, que mantêm o corpo aquecido e são compostas por materiais confortáveis e “respiráveis”. 

Além disso, em saunas, vestiários ou áreas ao redor da piscina, evite andar descalço para proteger o pé do contato com a água estagnada 7.

4. Tenha atenção aos calçados utilizados 

As infecções fúngicas nos pés pioram no inverno porque passamos longos períodos suando em meias e sapatos fechados. 

Por isso, é importante escolher calçados que permitam a ventilação adequada da região, evitando o acúmulo de umidade e o desenvolvimento de fungos. 

Dê preferência a calçados confeccionados com materiais respiráveis, como couro ou tecidos sintéticos que permitam a transpiração dos pés.

Ao seguir essas dicas simples, você estará cuidando da saúde dos seus pés durante o inverno e reduzindo o risco de contrair doenças, como a micose de unha. 

No entanto, caso você apresente sintomas como unhas amareladas, espessas, quebradiças ou descoladas, é importante procurar um médico para avaliação especializada e tratamento adequado.

Lembre-se de que a prevenção é sempre o melhor caminho. Ao adotar esses cuidados, você estará investindo em bem-estar para ter pés saudáveis mesmo durante o inverno.

Gostaria de aprender mais sobre a saúde dos pés? Leia o nosso conteúdo sobre como identificar a micose de unha!

 

 


Referências

1 Sociedade Brasileira de Dermatologia. (2021). "Cuidados com a pele no inverno". SBD. Recuperado de https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/ 

2 Morien, Annie. (2013). "Fungus Facts". American Massage Therapy Association. Recuperado de https://www.amtamassage.org/publications/massage-therapy-journal/massage-and-fungus/ 

3 Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Fluminense. (2013). "Veja quais os estragos que a falta de água pode fazer na pele das pessoas". SBDFL. Recuperado de https://sbdfl.org.br/noticias/veja-quais-os-estragos-que-a-falta-de-agua-pode-fazer-na-pele-das-pessoas/ 

4 Oliveira, A., Starck, É., and OLIVEIRA, G. G. (2021). Doenças causadas por fungos. In: Cardoso, A. M., Manfredi, L. H., and Maciel, S. F. V. O. Sinalização purinérgica: implicações fisiopatológicas. https://doi.org/10.7476/9786586545494.0018

5 Amaral, Franciane. (2019). "Alimentação ajuda na prevenção e tratamento de infecções". Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará. Recuperado de https://www.saude.ce.gov.br/2019/08/27/alimentacao-ajuda-na-prevencao-e-tratamento-de-infeccoes/ 

6 Weisman, Jamie. (2015). "Nail Fungus in Winter". Atlanta Medical Dermatology. Recuperado de https://www.atlantamedicaldermatology.com/nail-fungus-in-winter/ 

7 Milléo, Amanda. (2018). "Usar chinelo no banho, seja em casa ou no clube, reduz risco de doenças e acidentes". Gazeta do Povo. Recuperado de https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/usar-chinelo-no-banho-previne-doencas/ 

 


BR-LCR-2300028  | Julho 2023